Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fotos do Apê


Já estou readequando o apê... alías, dia primeiro de março faz um ano que mudei para cá. Também é uma data de outra coisa, mas isso é outra história...

Já que eu vou ficar mais tempo em Sampa do que imaginava, resolvi criar um ambiente mais agradável para receber amigos (e amigas). Dá até para receber a galera para um joguinho de pôker... mas o César é que tem que trazer as fichas...

Eu fiquei de tirar algumas fotos do apê, mas como ando chegando tarde em casa por causa do trampo (isso porque o trampo agora é perto de casa...), vou deixar isso para outro dia... talvez amanhã, talvez domingo... ^^

Por enquanto, deixo uma fotinha de um flat por onde passei em Minas... é, não é do meu apê...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Recrutamentos de trabalho

Algumas vezes parece que nada acontece na nossa vida, e outras vezes parece que elas acontecem todas ao mesmo tempo. Nos últimos dias eu tenho vivido essa segunda parte.

Começou quando recebi um telefone de uma empresa de recrutamento, que dizia ter meu curriculo do tempo de faculdade e que tinha uma vaga aberta. Infelizmente, a área não era nada perto do que eu estava interessado ou que eu estava trabalhando.

Depois, encontrei um amigo meu no msn, e ele pediu meu curriculo, já que ele tinha contato com alguns profissionais de certas empresas em que eu estava interessado.

E semana passada, o maior susto, foi quando recebi um telefone e um headhunter me ligou, perguntou algumas coisas e começou a primeira parte da entrevista logo ali. Não foi muito adiante essa última parte porque o profissional que ele desejava era alguém com (muito) mais tempo no mercado. O que assustou além disso é que ele nem tinha meu curriculo, nem tenho idéia de como conseguiu meu contato.

São coisas que acontecem. É preciso filtrar e aproveitar as chances que surgem.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Conversa de Apê - Bicentenário de Darwin

Há duzentos anos Charles Darwin nasceu. Um aquariano. Isso explica muita coisa agora...

ps. Quem é aquariano, sabe do que estou falando...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Negócios

E passeava eu pelo jornal de negócios quando vi um anúncio de aulas grátis. Como sempre é bom aproveitar as oportunidades, fui dar uma olhada. E, num anúncio de quase dez linhas, um texto bem chamativo: "Descoberta do eu". "Saiba quem é você de verdade". Será que alguém se matricula nesses cursos via jornal? Ou por indicação? Sei que há outros cursos parecidos por aí que fazem sucesso, que realmente funcionam, mas geralmente passam de boca a boca, nunca vi anúncios por jornal assim. Mas cada um vende seu peixe do jeito e maneira que desejarem...

Falando em anúncios, os classificados às vezes é uma boa leitura para se divertir. Especialmente os anúncios de serviços de esoterismo, detetives e coisas parecidas. É ler para entender.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Conversa de Apê - Crianças e Adultos

Em seu artigo de ontem, Gilberto Dimenstein, da Folha, falou sobre a redução de números de crianças e adolescentes no Brasil. E, no fim, aponta os problemas relativos ao atraso social, ensino público e despreparo de tantas outras áreas sociais. Ao mesmo tempo, na rádio Bandeirantes, a locutora informa sobre o aumento de crimes cometidos por menores de idade, justamente por se beneficiarem por este fato e não poderem ser presos como se fossem adultos.

Se o número de crianças e adolescentes no país decresce, ao mesmo tempo que o número de crimes cometidos por menores aumenta, o que será que os números podem dizer?

Qualquer pesquisa pode apresentar dados e conclusões de acordo com o desejo do pesquisador. Ele pode guiar os dados para que o resultado seja o que ele deseja, sem estar assim alterando a verdade dos fatos. Ou mesmo pode-se apresentar os dados e chegar a uma conclusão, deixando de lado muitos outros resultados que poderiam ser de interesse ao público ou, no caso, ao governo.

Atualmente recebemos muitas informações por todos os tipos de meios, impressos, digitais, falados, imagens. Ela pode ser apresentada de uma forma crua, o que é mais difícil de encontrar, ou digerida, que é aquela que você encontra por todo canto. Se alguma notícia chamar sua atenção, lembre-se que ela está sendo apresentada com a visão do jornalista. Talvez não seja somente essa visão que você esteja procurando.

Em tempo: se o número de crianças e adolescentes está diminuindo, podemos até concluir que haverá mais adultos para cuidar delas, mas se for para "cuidar" fazendo-as trabalhar como criminosos, passamos para outra questão, que é a redução da idade penal. Algumas coisas parecem simples, mas envolvem muitos outros fatores que são mais complicados.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O medo da chuva

A chuva cai, molha a gente, deixa aquela sensação desconfortável de roupa molhada grudando ao corpo, assemelhando-se a algo melado que gruda e não desgruda mais. Baixamos a cabeça para andar melhor, pois as gotas não encontram nossos olhos deste modo. Mas, ao fazermos isso, parece que nos curvamos à sua majestade, às nuvens, às suas gotas, ao seu mero espetáculo de fazer chover.

Não sou feito de açúcar nem sal para ter medo da chuva. Mas ela trás medo. Ela trás parte da poluição do ar para a terra. Ela nos esfria, esquenta no nosso corpo, nos adoece. Ela trás a enchente. Ela derruba barrancos. Tenha medo da chuva.

Mas não é a chuva a responsável por tudo isso, não...

A chuva lava o ar da poluição que o carro provoca...

Ela pode nos adoecer, mas aí uma hora você vai se lembrar de sua mãe avisando para levar o guarda chuva...

Todos ficam em estado de alerta por causa das enchentes, mas não é a chuva a culpada, é quem joga lixo nos rios, nas ruas, é culpa de quem fez a cidade crescer e não deu nenhum destino às águas das chuvas, que não deixou nem um pedaço de verde e terra para ela ser absorvida pelo solo.

Ela não tem culpa das pessoas desmatarem os barracos, de permitirem a erosão. Não.

Tenha medo de si mesmo.