Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2008

Resposta sobre o Lula...

Segue abaixo apenas um trecho de um email que escrevi para um colega do trabalho que acha que o Lula só se reelegeu por causa dos "pobres".

"Porém, tanto a eleição quanto a reeleição do presidente não se restringiu apenas àqueles mais miseráveis, e sim foi votação distribuída entre todas as classes de renda, desde aqueles para quem a crise não é nada até para aqueles que a crise é tudo.

O Maluf realizou um monte de obras, tem um monte de processos e diversas histórias sobre “rouba, mas faz”. Acho que, se ele não roubou, pelo menos tem uma imensa necessidade de propagandear a si mesmo, de chamar a atenção. Ele faz tudo para si mesmo.

Lula já age como sempre agiu, na forma do sindicalismo. Os partidário do PT sempre agiram daquela forma, usando o dinheiro do partido para resolver problemas particulares ou em prol dos interesses dos partidários. No governo, não mudaram esta forma e resultou no mensalão. Usaram dinheiro público em prol dos interesses partidários.

Por que há tantos petistas que defendem o Lula? Porque ele foi aquele que negociava nas greves. Talvez seu amigo teve uma grande melhora na vida por causa de uma dessas greves. Talvez seja apenas ideologia. Talvez, porque cada um tem sua vida, suas idéias e suas histórias.

Não adianta dizer “não votar” mais nas pessoas. A questão é votar (seja em quem for), fiscalizar e cobrar suas ações. Não é uma pessoa que vai resolver isso. Não é PSDB, PSOL ou PT que vão resolver os problemas do país. É a união, é o povo. Falta um plano de governo direcionado realmente a longo prazo, de dez a quinze anos. Não adianta entrar governo com um plano e entra outro no governo seguinte com outro plano totalmente diferente. Quanto tempo o fila fura, que era uma proposta partidária, finalmente sair do papel? Quanto tempo está levando a expansão do metrô?

Falta um plano que seja seguido pelo menos por três governos seguidos. Por que, financeiramente, o Brasil está bem? Porque seguiu uma política econômica coerente e sem mudanças bruscas de direção desde o primeiro governo de FHC até o segundo mandado do Lula. Por que São Paulo está um caos? Porque saiu de um governo Pitta, pulou para um governo da Marta, entrou um Serra, passou para Kassab. Como pode uma administração realizar uma boa gestão se a cada quatro anos muda todas prioridades?

Nada a favor nem contra o Kassab, por exemplo. Ele manteve os nomes dos programas da Marta. Uma das coisas que ela fez no horário eleitoral é atacar o candidato do DEM sobre a falta de idéias em projetos novos. É essa mentalidade que causa a troca de nomes de projetos sociais e econômicos a cada quatro anos. Só para dizer quem fez o quê. Já pensou se o bilhete único criado pela marta mudasse de nome para único bilhete na gestão atual? Acha que isso não gera um custo?

Voltando ao Lula, ele simplesmente não sabe o que faz, porque faz ou como faz. Aceita exigências dos países vizinhos quando o Brasil têm toda razão apenas para parecer um cara de esquerda. Mantém as políticas chamadas de direita porque não tem como mudar isso. Indo mais longe ainda, Lula está no mesmo patamar que o Bush. Um, porque procuram manter as posições que herdaram (Lula é o sindicalista do lado da esquerda, e por isso esse comportamento com os países vizinhos. Bush é o presidente de uma nação poderosa que precisa pôr ordem no mundo antes que outros o façam, em nome da chamada liberdade americana). Dois, por suas frases de (de)feito.

A chave para melhorar não é não votar, é atuar. E para atuar, não é preciso ser político. É saber fazer política."

Nenhum comentário: