Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

#177 - O que a Vida Significa?

Resgatando velhos textos 3

Afinal, o que a vida significa?

Esta é uma pergunta simples, mas com respostas variadas. Podemos filosofar em cima disso ou ir direto ao ponto. Podemos, e vamos, morrer sem respostas a respeito disso. Mesmo assim nos questionamos, queremos saber o motivo de estarmos aqui, e se vamos continuar aqui no dia de amanhã. De fato, nada é tão certo quanto a morte, mas a vida... o que ela é na verdade?

O que queremos, quem ou o que desejamos. Chego ao ponto de questionar o que é a felicidade. Ou o que é a morte? o que é existir? Não sei quem disse isso, mas o recado foi que só morremos mesmo quando nosso último vestígio desaparece da Terra, quando não há mais nada no mundo que lembre nossa existência para as próximas gerações. Será que foi Pessoa quem disse isso?

Último vestígio nosso desaparecer... será que isso, para nós, meros mortais, demora? Tudo bem, temos nossa família, amigos. Mas até onde a chama de nossa vida se mantém acesa? Ou será que seremos apenas sinapses de mentes que nunca irão refletir a nossa verdadeira alma? Mais questões para uma simples questão sobre a vida.

E outro dia, no trem, um rapaz sentou-se no meu lado e ele não parava de escrever. Não er carta ou poesia, era um texto, algo de sua imaginação? Que fosse, eu sabia que não sentia a liberdade que ele sentia para escrever na presença dos outros. Sempre é difícil deixar a mente trabalhar quando você sente que alguém te espiona sob seu ombro. Engraçado que isto não aconteceu no Canadá...

E lá no exterior, foi coincidência eu ter me encontrado com a Gabriela, no mesmo trem, vagão, aliás, ela estava do meu lado, uma garota que estudou na mesma universidade que eu estudei? Coincidências ou fatos da vida? Que diabos, voltei a esta questão!

O fato é que não consigo saber decifrar isso, não consigo relacionar a vida, o amor, o ódio, a morte, tudo no sentido da existência. É tudo tão difícil assim? Bom, não ao todo, mas continua sendo difícil de ordenar minhas ideias com todas essas coisas...

No fundo, nem sei o que é que estou escrevendo aqui...

Nenhum comentário: