Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

#193 - Textos Antigos - O que a Vida Significa?

Resgatando textos antigos... e bota antigo nisso, é de 09/09/2005...

Afinal, o que a vida significa?

Esta é uma pergunta simples, mas com respostas variadas. Podemos filosofar em cima disso ou ir direto ao ponto. Podemos, e vamos, morrer sem respostas a respeito disto. Mesmo assim nos questionamos, queremos saber o motivo de estarmos aqui, e se vamos continuar aqui no dia de amanhã. De fato, nada é tão certo quanto a morte, mas a vida... o que ela é na verdade?

O que queremos, quem ou o que desejamos. Chego ao ponto de questionar o que é a felicidade. Ou o que é a morte? O que é existir? Não sei quem disse isto, mas esta pessoa falou que nós só morremos mesmo quando nosso último vestígio desaparece da Terra, e assim não há mais nada no mundo que lembre às próximas gerações que nós existimos. Creio que foi o Pessoa, mas posso estar enganado...

Último vestígio nosso desaparecer... será que isso, para nós, meros mortais, demora? Tudo bem, temos nossa família, amigos. Mas até onde a chama de nossa vida se mantém acessa? Ou será que seremos apenas sinapses de mentes que nunca irão refletir nossa verdadeira alma? Mais questões para uma simples questão sobre a vida.

E outro dia, no trem, um rapaz sentou-se no meu lado e ele não parava de escrever. Não era conto ou poesia, era um texto, algo de sua imaginação? Que fosse, eu sabia que não sentia a liberdade que ele sentia para escrever na presença de outros. Sempre é difícil deixar a mente trabalhar quando você sente que alguém te espia sobre o ombro. Engraçado que isto não acontecia no Canadá...

E lá no exterior foi coincidência eu ter ter me encontrado com a Gabriela, no mesmo trem, vagão, aliás, ela estava do meu lado, uma garota que estudou na mesma universidade que eu estudei? Coincidência ou fatos da vida? Que diabos, voltei a esta questão!

O fato é que não consigo saber decifrar isso, não consigo relacionar a vida, o amor, o ódio, a morte, tudo no sentido da existência. É tudo tão difícil assim? Bom, não ao todo, mas continua sendo difícil de ordenar minhas ideias com todas essas coisas...

Nenhum comentário: