Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Religião (de novo?)

Já devo ter escrito isso antes, mas às vezes a gente precisa revisitar velhos temas para tentar escoar um pouco do turbilhão de pensamentos que explodem na cabeça... e o tema é a religião...

Estou já faz um tempo indo à igreja metodista, assistindo aos cultos, oro a noite com minha esposa antes de dormir algumas vezes, todos esperam meu batizado para o ano que vem e por aí vai. Não estou fazendo nada forçado, sigo meu coração e estou bem lá, mesmo que eu tenha dúvidas ou discorde com uma ou outra coisa. Mas o que gosto dessa igreja é que eles não usam a Palavra desmerecendo as outras religiões ou outras vertentes do cristianismo ou mesmo a visão do ateu frente à religião. Isso é uma das coisas que aprecio nessa visão.

Afinal, não devemos compreender e espalhar amor entre as pessoas? Não devemos buscar o diálogo ao invés do combate e na imposição de sua religião?

Só que o que mais vemos no mundo hoje são pessoas que usam a religião como desculpa para tudo. Invadir países, matar inocentes, enriquecer pela fé alheia. Aí aparecem aqueles que brincam com as religiões, às vezes respeitosamente, outras vezes de modo humilhante. E quando "pegam pesado", chegam com o discurso do "vocês não deviam ser contra essa discussão e pregar o amor?". 

É uma coisa complicada. Uns confundem liberdade de expressão com liberdade para ofender a torto e direito. Outros acham que só porque seguem uma religião possuem mais direitos sobre os ateus. Outras pessoas (que nem preciso citar nomes) usam a religião como base política e esquecem do Estado laico. Hoje em dia é o direito para todos e acaba se tornando de ninguém.

Não desenvolvi uma linha de pensamentos aqui, pulei de uma coisa para outra, repeti muitas palavras, estou mesmo enferrujado para a escrita. São só pensamentos soltos sobre uma coisa que está cutucando minha cabeça faz dias, talvez na tentativa de entender como ser religioso nos dias de hoje ou mesmo de tentar entender como fazer uma boa comunicação que todos compreendam. 

Uma hora consigo colocar essas ideias de forma linear... 

Nenhum comentário: