Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Filme - Caramelo

Sinopses deveriam fazer um resumo geral do filme, dizer para que veio e o que quer mostrar. Ou ao menos tentar trazer o expectador para o cinema. E a sinopse do filme Caramelo (Sukkar Banat no original) não faz bem isso... pelo menos eu nunca iria assistir um filme com tal sinopse, a não ser se fosse convidado, como fui, na última sexta-feira (aliás, que foi dia dos namorados).
A sinopse: cinco mulheres com problemas pessoais se encontram regularmente em um salão de beleza, onde conversam abertamente.
Então digo o que me veio à cabeça: cinco mulheres se encontrando em um salão de beleza para se cuidarem e aproveitam e falam de suas vidas. É esse o enredo do filme??? Não sou machista, mas com uma sinopse desses eu fugiria do cinema com toda certeza e procuraria outro filme para assistir. Inclusive tem um que achei interessante chamado Sofia, mas que sabe não falo desse filme depois...
Filme franco-libanês, é uma comédia lançado em 2007 e que está passando lá na Reserva Cultural, na avenida Paulista. As mulheres em questão trabalham em um salão de beleza e cada uma tem seus problemas pessoais: uma é amante de um homem casado, outra não é mais virgem e o noivo não sabe, outra é lésbica, uma tem medo de envelhecer e outra abriu mão de muitas coisas para cuidar da irmã mais velha.
Apesar de ser do gênero de comédia, e tem momentos engraçados, há situações de drama. E a todo momento pode-se dizer que há um quê de amor espalhado entre as relações. O amor à espera de uma troca, o amor de um casamento, o amor diferente, o amor a si mesmo, o amor que não espera nenhuma troca. Diferentes tipos, o mesmo sentimento, que pode ser doce e delicioso no começo, mas se deixar espalhar pelo corpo e for retirado de você rapidamente, a dor será imensa. Como o caramelo do filme. Isso dá para entender no começinho...
Um filme divertido, nos faz pensar em alguns momentos, nos faz rir em tantos outros. Ótimo para quem quer fugir do circuito de filmes dos demais cinemas.

Nenhum comentário: