Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Conflitos

Você já se perguntou de onde vem todos os conflitos do mundo de hoje? Como coisas que remontam de séculos atrás continuam a ser problemas para os dias atuais? Como muitas coisas que foram construídas ou que existem são devido a essas diferenças?
Exemplo maior que esse é entre mulçumanos, cristãos e judeus. Ora, os três remontam a mesma região, possuem em alguns períodos os mesmos personagens, mas seguiram trilhas diferentes. E quanta coisa foi feita defendendo o ponto de vista de cada religião!
E esses grupos separatistas na Europa? Hoje em dia poderia até se perguntar qual o problema de se criar novos Estados. Será que isso diminuiria o poder do Estado original? Ou isso seria uma afronta frente à soberania nacional? E por que a Tchecoslováquia se separou sem haver nenhum conflito em República Tcheca e Eslováquia?
Ah, se tudo fosse simples assim...
No caso da Tchecoslováquia, ela só permaneceu unida devido ao período da Guerra Fria, mas com o fim desta não havia motivos para não se separarem, ainda por cima com o apoio popular de ambas as partes (e, claro, por vontade política também). Quanto aos outros países, como Espanha e Irlanda, os grupos separatistas ainda existem, mas não sou conhecedor profundo da história de ambos países nem de seus governos para entender os motivos para apoiar ou não a separação.
Já o caso da Ossétia do Sul, que quer se separar da Geórgia, é caso visivelmente político. Que nação gostaria de perder um território cheio de petróleo? Claro que o presidente daquele país não quer isso, nem a Rússia quer ver antigas partes de seu ex-império prosperar mais que eles. E também tem o envolvimento de outros países no conflito. E é estranho que haja tanta discussão em torno desse território (com petróleo) enquanto outros países na África sofrem com as guerras e conflitos e ninguém fale nada...
E a África, a África! Dividida como um pedaço de pão entre as nações colonizadoras. Acha que aquelas linhas de divisa foram feitas obedecendo algum contorno geográfico claro? Lógico que não, foram feitos porque os colonizadores não conheciam o terreno. E isso serviu para para aumentar os conflitos na região. Afinal, quem vai governar o país X? O que tem a maior parte da população da nação Y ou da nação Z que é minoria? Sim, apesar de haver um país, são várias as nações que a compõe na África. Ou, como alguns chamam, são várias tribos, apesar desse termo ser usado mais para indígenas, mas ultimamente é preciso ter cuidado no uso dos termos.
Enfim, os colonizadores acabaram colocando o que era minoria no poder, e quem disse que eles vão querer largar do poder? Se são minoria, vão acabar sofrendo nas mãos da maioria, vão defender como podem o poder. E surgem os conflitos...
Estou, claro, escrevendo de forma resumida, simplificada e até infantil os conflitos do mundo. O que quero mostrar é que os motivos de uma desavença, de um conflito ou de uma guerra às vezes têm origem de uma coisa muito simples, talvez até idiota vista fora do cenário, e que poderiam ser muito bem evitadas.

Nenhum comentário: