Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sakuma´s drops

Para quem assistiu "Hotaro no Haka - Túmulos de Vagalumes" (1988), sábado passado eu passei pela Liba com a Carol e, passando por uma das lojas de comida, encontrei uma lata de balas que aparecem no filme acima, aquela da lata que é praticamente um elo de ligação entre os personagens.

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial e a história de dois irmãos -um menino, mais velho, de cerca de dez anos e uma menina, de cerca de cinco anos. O pai está servido à marinha nessa época e a mãe acaba falecendo durante um dos ataques dos Aliados.
Assim, vão morar com uma tia, mas como o menino não trabalha, acaba recebendo críticas negativas da tia e, para não escutar as reclamações nem ser tirado de perto de sua irmã, vão morar em um abrigo anti-aéreo. E seguem as histórias tristes de sobrevivência.
A menina ganha as balas quando ainda estava na casa da tia, e todas as crianças ficam maravilhadas com as cores e sabores das balas. Mas a medida que as balas acabam, acabam também os alimentos e aumentam as dificuldades de sobreviver.
Duas cenas: uma, quando as balas acabam e o irmão coloca água dentro da lata, mistura e obtem um "suco" com todos os sabores das balas; outra, quando a menina coloca pedras dentro da lata para simular as balas. Não vou contar o resto senão estraga para quem quiser assistir, mas é um desenho animado muito triste.
Falando nisso, elegeram o filme "Bambi" como o mais triste de todos os tempos. Eu discordo e digo que "Túmulo de vagalumes" é muito mais triste e, além disso, há muita história real por trás dos sofrimentos de guerra (Japão, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Iraque, Afeganistão, Vietnã e tantos outros...).
Será que todos os entrevistados assistiram diversas animações ou apenas Disney?

Nenhum comentário: