Páginas

domingo, 2 de novembro de 2008

Causos do Apê - E no trem da crise...

E outro dia eu voltava para casa de trem quando entrou um pedinte no vagão do trem. Na verdade, nem vi como era esse pedinte, geralmente tento descansar um pouco e fechar os olhos até chegar em casa. Só deduzi que era um pedinte quando ele começou com o discurso:
"Atenção, senhores passageiros, desculpem incomodar a viagem de vocês..."
Esse início de discurso é bem comum para os pedintes de trem e ônibus aqui em São Paulo, então nem olhei, pois, apesar de muitos precisarem, muitos também se aproveitam da bondade alheia para arrancar dinheiro de outras pessoas. Mas o que me chamou a atenção foi o restante do discurso:
"Sei que todos estão passando por uma situação difícil, a crise internacional estimula a proliferação de aproveitadores na área financeira e muitos acionistas retiram seus investimentos da bolsa de valores, provocando a queda vertigiosa dos valores de todas as ações, em especial as imobilíarias, fonte da crise americana..."
Olhei para o pedinte: era um homem de terno e gravata.
"Eu sou um trabalhador, investi todos meus recursos na bolsa, em ações,alternei toda minhas fontes de CDB, RDB, renda fixa, poupança, fundos de investimentos, previdência privada, enfim, tudo, para comprar ações de empresas firmes como aquela americana que quebrou. E hoje, não tenho nada, perdi tudo! É com vergonha que venho aqui pedir na humildade um trocado que seja, pode ser cinco, dez ou mesmo vinte mil reais, pois o condomínio da minha cobertura irá vencer em dez meses, já que eu paguei adiantado todos os gastos, minha ferrari agora só recebe uma camada de cera uma vez por mês ao invés da camada diária e as crianças, elas estão passando fome, porque tivemos que cortar o salmão importando, os chocolates suíços, os vinhos portugueses. Será que alguém poderia me ajudar?"
Claro que todo mundo ficou comovido e contribui para o pobre homem.

Nenhum comentário: