Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O que ferrou a Ferrari

Segunda-feira escutei algumas pessoas dizerem que o Felipe Massa deixou escapar o título da Fórmula 1. Mas será que realmente foi isso?
Vamos analisar os fatos: Felipe Massa precisava chegar em primeiro e torcer que Lewis Hamilton chegasse em sexto. Até algumas curvas antes do final isso parecia que ia se concretizar, porém o piloto inglês conseguiu a ultrapassagem e chegou em quinto. Como não podemos dizer que a culpa é pela falta de torcida de Massa, então não podemos culpá-lo pela perda do título. Massa fez seu serviço.
Então seria a culpa do piloto que deixou Hamilton ultrapassar? Nome de piloto e carro me fogem agora, porém sei que não era um carro comparável ao de Hamilton. Mais potente e mais competente no volante, o piloto inglês fez a ultrapassagem e chegou em quinto. Não é culpa daquele outro piloto.
Seria do próprio Hamilton, que não ficou lá, em sexto lugar? O campeonato terminou com Massa com mais vitórias que Hamilton, ou seja, venceu quem foi mais regular no campeonato. Ele apenas manteve a regularidade. Então voltamos, a culpa é do Massa?
Não.
Não vou analisar as corridas, mas uma em especial tem que ser observada: a da Malásia.
Primeira corrida noturna de F1, tudo parecia certo que Massa sairia na frente ou pelo menos bem próximo de Hamilton na corrida pelo título. Então, vem a parada nos boxes. A mangueira de combustível que não se soltou. A longa espera pelos mecânicos para retirá-la. A dificuldade para isso. E então uma corrida de recuperação que custou realmente a liderança da Ferrari.
A culpa foi dos mecânicos? Eles fizeram seu serviço. O aviso eletrônico que avisava que o piloto podia sair dizia que sim, que Massa podia acelerar. E ele acelerou. E deu no que deu. O aviso eletrônico é que ferrou a Ferrari? Não, não foi o aviso eletrônico que ferrou. Foi a falta do pirulito*...
*Pirulito: aquela placa circular que um dos mecânicos da equipe exibe na frente do piloto e só retira quando a equipe termina seus serviços.

Nenhum comentário: