Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A Lei Seca

Uns são contra, outros são a favor. Cada um tem seu motivo, cada um tem sua razão. Em que lado você está?

Outro dia ouvi uma pessoa dizer que essa lei vai contra o direito que as pessoas têm para beber. Porém, a lei não proíbe a pessoa de beber, e sim de dirigir bêbadas. Também já ouvi falar que essa lei é só porque o governo não está dando conta com os acidentados e ao invés de investir nesta área, atacam as razões dos grandes números de feridos.

Independente disso tudo, beber demais e dirigir é realmente um ato que deve ser punido. Hoje você pode ser até a favor de cada um beber o que quiser e dirigir, desde que ciente que está com os movimentos um pouco lentos. Mas e se você perder alguém querido por causa de outra pessoa que bebeu e não estava nem aí em dirigir com cuidado? E se você mesmo perder sua vida porque outra pessoa bebeu e foi dirigir?

Sem defender bandeira política alguma, as tais leis do Kassab, populistas ou não, trazem à tona muitos sentimentos egoístas das pessoas. A lei da cidade limpa, por exemplo. Tirou emprego das pessoas que faziam faixas, ok. Mas será que encher a cidade de faixas é um emprego que deve existir? Ainda existem alguns restos de faixas pendurado perto dos postes lá em casa porque a pessoa que colocou nem cogitou em retirar. Aliás, isso é algo que ninguém cogita em retirar, seja o fabricante, seja o anunciante.

A lei seca mostra seus números, com diminuição do número de atendimentos a acidentados no trânsito, porém não mostra os números em relação à diminuição do comércio de bebidas. Qual foi o prejuízo que os bares sofreram com a nova lei? Qual foi a queda no movimento? Qual foi o crescimento no uso de taxis? Afinal, quem está perdendo e quem está ganhando com essas leis?

Infelizmente, muitas coisas neste país ainda só funcionam a base da multa. O uso de cinto de segurança, que é ensinado desde que somos crianças, só passou a virar um costume quando o ato passou a ser passível de multa. Talvez o ato de beber e não dirigir também. E, se os políticos resolverem, vai ser possível fumar somente na rua, desde que longe de aglomerações de pessoas.

Ainda bem que tenho bebidas na geladeira.

Nenhum comentário: